Objetivo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão, tem como objetivo formar o psicopedagogo de modo a prover com competências e habilidades necessárias o exercício do trabalho em educação inclusiva e especial. Com uma perspectiva clínica e institucional, desenvolve a competência de diagnosticar e intervir nas dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, assim como com todos tipos de alunos. Com a especialização, o profissional estará habilitado a utilizar diferentes ferramentas e técnicas psicopedagógicas para planejar e avaliar o processo de aprendizagem, sendo formado a partir de conhecimentos sobre o sujeito no contexto de ensino e aprendizagem visando a diversidade e inclusão.
Público Alvo
O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica com Ênfase na Inclusão destina-se a Psicólogos, Pedagogos, educadores, licenciados nas áreas relacionadas à educação que atuam ou que pretendam atuar com o desenvolvimento de projetos voltados à educação especial.
Carga Horária
N° |
Disciplinas |
Ch |
01 |
Ética Geral E Profissional |
40 h |
02 |
Metodologia Científica |
40 h |
03 |
Direitos Humanos |
40 h |
04 |
Língua Brasileira de Sinais - Libras |
40 h |
05 |
Docência do Ensino Superior |
40 h |
06 |
Inovações Tecnológicas |
40 h |
07 |
Psicopedagogia e Tecnologias Educacionais |
60 h |
08 09 10 11 12 13 14 15 |
Fundamentos e Contextos da Educação Especial e da Educação Escolar Comunicação Alternativa Introdução à Psicopedagogia: Bases Conceituais e Origem Educação Psicomotora: Dinâmicas, Jogos e Simulações Psicopedagogia e Educação Inclusiva Aspectos do Desenvolvimento da Aprendizagem: Leitura e Escrita Psicopedagogia Institucional Diagnóstico Psicodiagnóstico Clínico |
60 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h 40 h |
16 17
|
Estudos de Casos Clínicos e Institucional Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Carga Horária Totla
|
40 h 40 h 720 h
|